SAFARISTAS

 
APOIO TÉCNICO
 
 
 

Foto da Safari 424 em reforma geral.
Essa foto pode ajudar na localização de cada elemento da estrutura. Lembrar que os espaços vazios são preenchidos por porta, janelas ou isopor. Por dentro é coberta por laminado de madeira e por fora placa de alumínio.

 

Foto da Safari 308 em reforma geral.

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Foto da Safari 435 em reforma do piso..

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CAMA BELICHE DESMONTÁVEL (SOLTEIRO)

 

ESCADA INTERNA E EXTERNA

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CONVERSOR KARMANN GHIA

Em 21/10/2019
Foco de muitas críticas, o reator original da karmann ghia é um dos mais fracos do mercado, não satisfazendo as necessidades dos campistas mais assíduos e apaixonados pelos motor homes.
Os trailers e motor homes Karmann Ghia eram desenvolvidos para as necessidades em trânsito e sem tantos aparelhos elétricos potentes. Por esta razão, é que eles não possuem uma potência alta, já que serviam apenas para carregar as baterias e para algumas luzes internas. Passados alguns anos, os campistas já sentem necessidade de ligar equipamentos mais modernos e potentes que não condizem com as especificações técnicas destes conversores.
A Safari não é diferente e possui conversor para carregar a bateria do trailer, alimentar luzes da sala, cozinha e banheiro, geladeira e tomadas.
Não há grandes regulagens nos conversores. As tensões de saída não são estabilizadas, causando alguns problemas aos equipamentos e baterias a longo prazo. Também não possui sistema de “flutuação”, sistema que desliga o carregamento quanto a bateria chega à garga ideal.
Há duas posições de saída 12V: “Bateria” onde a energia da iluminação vem diretamente da bateria em corrente contínua (CC) e “Carga” onde a energia da iluminação interna, sai do conversor em corrente alternada (CA).
O intuito destas considerações não é de diminuir o equipamento e sim de alertar os usuários de que estes requerem cuidados e atenção especial. Para quem quer acampar sem grandes aparelhagens e com o funcionamento normal da Safari, com certeza não tem com que se incomodar. Senão não existiriam veículos com 30 a 40 anos de uso em perfeitas condições.
Artigo escrito por Marcos Pivari

RETIRADA DA DOBRADIÇA DAS PORTAS

Em 25/03/2019
Carlos Paiva > Bom dia turma! Alguém pode me ajudar? Não consigo tirar as portas dos armários. Qual o macete? Não consigo soltar o que parece ser um parafuso.
É só encaixe colado?
Wilson da Cintia > É só encaixe. Não é colado. Eu puxo com cuidado com alicate, girando alternado. Mas quebra fácil.
Carlos Paiva > Nem consegui segurar com alicate. Nem com o de ponta. Estou querendo pintar as portas. Você acha melhor pintar no local? Obrigado
Wilson da Cintia > É melhor pintar no local.

CONSUMO DE GÁS DE BOTIJÃO

 

CONSUMO DE GASOLINA

 
8km/L em média na gasolina.

CONSUMO DE GNV

 

ASSOALHO

 
Estrutura de perfis de aço presas ao chassi da Kombi.

ELÉTRICA

 
2 baterias 12V; Transformador 110V/220V/12V.

VEDAÇÃO

 
Parte externa em chapa de alumínio. Paredes externas com isolantes térmico e acústico.

JANELAS

 
Traseira (sala) e banheiro de acrílico abríveis no padrão Karmann Ghia. Laterais (sala), cozinha e dormitório em vidro não abríveis.

CLARA-BÓIAS

 
Central grande de fibra e dormitório e banheiro pequenas metálicas.

TANQUE DE ÁGUA POTÁVEL

 
70 Litros com bomba d’água 12V.

TANQUE DE ÁGUA SERVIDA

 
Não há.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

 
70 Litros.

PNEUS

 
4 (Rodagem simples) 7:35/R14 – 6 lonas. Pressão de 29lbs. No Pneu dianteiro e 36lbs. No traseiro.

DESINFETANTE PARA VASO PORTA POTI

 
FÓRMULA 1:
1 Litros de Lysoforme Bruto
500ml de Detergente
500ml de Desifetante
TOTAL: 2 Litros
FÓRMULA 2:
2 Litros de Detergente Neutro
2 Litros de Pinho Sol
1 Litros de Lysoforme Bruto
1 Litro de água
1 Litro de Formol
TOTAL: 7 Litros

TECIDO DO ESTOFAMENTO

 

O tecido da minha Safari (uma 1989 – nº539) é o VW 34/(?) Grade Marrom, porém como foi impossível localizá-lo, optei pelo mais similar que é o VW34/3040 GRADE BEGE, que é mais claro o que o torna mais agradável. Em Curitiba, onde comprei, se não me falha a memória tem como referência o código – F 13, calculamos que é necessário o total de 12 metros, com uma boa folga, pois antes sobrar do que faltar, tal metragem vai viabilizar a renovação de toda a forração sofá/cama, cama superior, encostos laterais do sofá/cama e dos forros das portas, exceto os bancos do motorista e passageiro, que não tenho a intenção de mexer, uma vez que estão novos. O custo por metro foi de R$ 32,00.

ROLAMENTOS (SAFARI 1980)

 
Rolamentos rodas dianteiras: FAG/Tinkem = 11949/910 e 67048/010
Rolamentos rodas traseiras: INA 45226 e SKF 6207

RETENTORES (SAFARI 1980)

 
Retentor roda dianteira : Medidas = 44,8x64x9
Retentor roda traseira: SABÓ 02139BRG

LONAS DE FREIOS (SAFARI 1980)

 
Lonas de Freio Traseiras: VW 272

MOTOR ESTOURANDO

 
Os motores boxer a ar comumente apresentam aqueles estouros pelo escapamento. As causas são as mais variadas possíveis, entre elas estão as válvulas e carburação desreguladas, motor fora de ponto , tampa do distribuidor e cabos de velas deteriorados e apresentando fuga de corrente e velas em mal estado entre outras. Se sua Safari está em perfeitas condições de regulagem de motor e o problema persiste, provavelmente a causa é mesmo o escapamento. As falsas entradas de ar no sistema de escape é o principal motivo dos estouros do motor, notadamente quando se faz reduções de velocidade utilizando-se de uma marcha engatada. Qualquer furo pequeno ou alguma junção mal vedada pode causar o problema. Afastada a possibilidade do sistema de escapamento ser o causador do problema, deverão ser vistos itens do motor como: assentamento de válvulas, balancins, varetas, prisioneiros e etc.

O PNEU ESTEPE

 
Ocuparia um espaço precioso no interior do veículo ganhou um lugar na frente da cabine, enriquecendo ainda mais a estética da SAFARI e diferenciando a mesma da frente comum da Kombi.




O BAGAGEIRO

 
O bagageiro da parte traseira do veículo abriga grande volume de bagagem e conta com a mesma escada que dá acesso ao dormitório suspenso.

PORTA PADRÃO KARMANN GUIA

 
Bipartida para gerar comodidade e privacidade.

O NINCHO DO BOTIJÃO DE GÁS

 
É fechado por uma pequena porta com chave na lateral direita da SAFARI. Ali cabem dois botijões de 2 kg ou um de 5 kg.

GRADES NA LATERAL ESQUERDA

 
Para garantir a ventilação do sistema de refrigeração à base de amônia da geladeira, são dispostas as grades na lateral esquerda do veículo.

LUZES DE NAVEGAÇÃO

 
As luzes altas garantem a boa visibilidade noturna da SAFARI.

TAMPA LOCALIZADA NA LATERAL DIREITA

 
A tampa localizada na lateral direita da SAFARI é aonde se abastece o combustível do veículo. Vale lembrar que o tanque, que comporta 70 Litros e a bóia, são os mesmos da Kombi.

TAMPA LOCALIZADA NA LATERAL ESQUERDA

 
A tampa localizada na lateral esquerda da SAFARI é aonde se abastece o tanque de água potável.

PEÇAS

 
O conjunto peças utilizadas na SAFARI é na sua maioria padrão Karmann Ghia e mesmo com o fechamento da fábrica no Brasil, podem ser encontradas em lojas especializadas, já que uma empresa detém seus direitos de produção.

CORES DA PINTURA - TOURING

 
BRANCO CRISTAL
BEJE ALABASTO
VERMELHO KAMEI

CORES DA PINTURA - SAFARI - ANOS ... TRICOLOR

 
BRANCO CRISTAL
BEJE ALABASTO
VERMELHO KAMEI

CORES DA PINTURA - SAFARI - ANOS ...

 
BEGE ALABASTO (VW),
BRANCO CRISTAL (no teto) (VW)
MARROM CONHAQUE (FORD).
Esta última foi a cor mais próxima que a loja achou... a partir dela o laboratório trabalha aproximando o tom.
 

 

 
 

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